É cedo para decretar o fim da tendência. Ela não morreu, mas mudou nos últimos anos para atender a clientes cada vez mais informados e exigentes. O mundo parece andar mais rápido e isso se reflete na moda. As tendências aparecem e desaparecem em um piscar de olhos. A chamada fast-fashion, ou moda rápida, da conta de uma demanda sempre ansiosa por novidades, mas que cansa logo. Hoje, tendência orienta, mas não enclausura. São varias ao mesmo tempo. E para todos.
Origem da Alta Costura - Haute Couture
Até o século XVII as costureiras faziam somente ajustes e consertos para alfaiates e camiseiras, algumas costureiras, no maior sigilo, conseguiam construir uma rede de clientes. Somente em 1675 as mestras costureiras adquiriram reconhecimento e parte do mercado. Contudo elas eram proibidas de manter em suas lojas quaisquer peças de tecidos ou de comercializá-los.
Dividiam-se em 4 categorias:
- Costureira de vestuário;
- Costureira de roupas infantis;
- Costureira de camisaria;
Em 1782 elas têm o direito de rivalizar com os alfaiates na confecção de corpetes, espartilhos, robes masculinos e dominós para baile. Algumas se tornam famosas, como Rose Bertin e Madame Palmyre.
A transformação da moda era extremamente lenta. A moda era um privilégio da corte. Apenas no casamento de um soberano com uma princesa estrangeira pode resultar em transformações bruscas na moda e adotar os hábitos e os gostos da nova rainha.
Denominada “ministra da moda”, Rose Bertim, executou os desejos da rainha.
Alta Costura
A Alta Costura é um trabalho artesanal. Que realiza a fabricação de peças únicas, ou seja, peças exclusivas.
Para uma roupa ser considerada da alta costura precisa constar na lista restrita de profissionais elaborada pela Câmara Sindical da Alta Costura, em Paris e seguir algumas regras como:
Para uma roupa ser considerada da alta costura precisa constar na lista restrita de profissionais elaborada pela Câmara Sindical da Alta Costura, em Paris e seguir algumas regras como:
- Empregar no mínimo 15 funcionários nos ateliês;
- Apresentar a imprensa uma nova coleção em cada estação pelo menos 35 modelos para o dia e para a noite.
A alta costura é um patrimônio francês. Passou por guerras, crises econômicas e revoluções culturais. E sobreviveu a tudo isso graças ao seu poder de transformação. Afinal, uma peça da alta costura não é apenas uma roupa, é uma obra de arte.
Hoje, mais do que uma grande estrela, a alta-costura é a luz que ilumina, e dá visibilidade, a todos os outros produtos das maisons, como perfumes, sapatos, bolsas e óculos escuros.
É muito importante que as pessoas conheçam um pouco da história da moda, dos estilistas e da alta costura porque quanto mais informações as pessoas tem, mais criticas e seletivas elas ficam em relação aquilo que vestem.
Não tenho a intenção de ditar regras, as mulheres e os homens devem gostar do que vestem e são livres para fazerem suas próprias escolhas. Vestir-se é um estado de espírito. São variedades infinitas ao alcance de cada um de nós. Como teria dito Yves Saint Laurent: “Modas desaparecem, estilo é eterno!”.
Excelente primeira postagem, para todos que apreciam a moda, saber um pouco sobre a histótia é fundamental. Desde que o homem deixou de andar nú ele sempre procurou se adequar, por mais que sempre nos inspiremos em alguém, o que vale é nos sentirmos bem e confortáveis. Como o abordado na postagem, as modas sao passageiras mas nosso estilo sempre prevalecerá! Desejo o maior sucesso para minha blogueira preferida, amor da minha vida.
ResponderExcluirTateeee. ótimoooo!!!! amei tua idéia e é muito bom tu ter essa pratica de escrever e ainda mais sobre moda que você gosta tanto. adorei!!!!! e parabéns pela postagem, muito interessante, até porque tu trouxe desda origem da alta costura, uma matéria completa. Amei!
ResponderExcluirbeijooo
Tatee! ameii esse blog, e achei muito interessante!
ResponderExcluirMe identifiquei bastante...
Esperoo que tenhas sucesso e que consiga expandir, levando as pessoas a conhecer o outro lado da moda, a alta costura.
Parabéns pela ideia Adorei
beijooo.